Esquizofrenia política
Daqui a menos de uma semana, os franceses vão dar o primeiro passo na escolha do seu novo presidente. Nicolas Sarkozy, candidato da União para Um Movimento Popular - a enésima reencarnação da principal máquina eleitoral destinada a apoiar candidatos e presidentes da direita francesa -, está desde Janeiro claramente à frente nas intenções de voto, se bem que este "claramente à frente" não signifique mais do que 30 por cento. Ségolène Royal, candidata do Partido Socialista, vem lentamente perdendo fôlego desde essa altura, andando por estes dias à volta dos 25 por cento das intenções de voto. Já o caso de Le Pen parece resolvido. O eterno candidato da Frente Nacional está, na média das últimas sondagens conduzidas, a nove pontos de Royal, pelo que uma repetição do que sucedeu em 2002, quando acabou por passar à segunda volta com um resultado três pontos percentuais acima do que as últimas sondagens lhe concediam, é implausível. As inquietações gerais suscitadas por tudo o que vem da política francesa podem, por este lado, ser aplacadas.
Isto não impede, contudo, que se possam hoje detectar sintomas de crise algo mais subtis do que a passagem de Le Pen à segunda volta em 2002. Um interessante trabalho do instituto de sondagens BVA, divulgado há algumas semanas, comparava os temas que os eleitores franceses consideravam ser mais importantes quando se trata de decidir o seu voto com os temas que esses mesmos eleitores achavam que estavam a receber maior destaque na campanha. Nos primeiros lugares dos temas importantes para os eleitores surgiam, bem à frente, a pobreza, o desemprego e a diminuição do poder de compra. Noutro estudo, o do Barómetro Político Francês do Cevipof, mais de dois em cada três franceses declaravam-se muito inquietos sobre o futuro da segurança social, pessimistas sobre a situação económica francesa nos próximos seis meses e em risco pessoal de se encontrarem no desemprego num futuro próximo. Contudo, questionados sobre os temas que acham que estão a ser mais destacados pelos candidatos, os franceses apontam a insegurança e a imigração. Pudera. Enquanto Sarkozy, com o seu já vasto currículo nestas matérias, propõe a criação de um "Ministério da Imigração e da Identidade Nacional", Ségolène vem apelar, por exemplo, à memorização da letra da Marselhesa, à disponibilização de bandeiras nas escolas para exibir no Dia da Bastilha ou à militarização dos centros de detenção de menores.
Encontra-se assim instalado um curioso ambiente de esquizofrenia política, que vai, a pouco e pouco, produzindo as suas consequências. Mais de 60 por cento dos franceses respondem, por exemplo, que "não têm confiança nem na esquerda nem na direita para governar", 15 pontos acima dos que defendiam a mesma ideia há dez anos atrás. Questionados sobre se "o resultado das eleições presidenciais permitirá melhorar as coisas em França", mais de metade responde pela negativa. Instados a pronunciarem-se sobre qual dos dois principais candidatos melhor "encarna a mudança", a maioria acaba por responder, supõe-se que através de algo semelhante ao método da moeda ao ar, Sarkozy, que, caso ninguém tenha reparado, é o candidato do partido do poder. E é também com a ajuda deste ambiente que se vem afirmando François Bayrou, o candidato dessa peculiar mistura entre democratas-cristãos, liberais e federalistas europeus originalmente congeminada para manter Giscard d"Estaing no poder. Bayrou está hoje em terceiro lugar nas sondagens, com cerca de 20 por cento das intenções de voto, muito acima do potencial eleitoral do seu próprio partido. E aparece em todos os estudos como favorito num cenário de segunda volta, quer contra Ségolène quer contra Sarkozy. É hoje, inclusivamente, tão popular junto dos eleitores de esquerda como dos de direita, aproximando-se, nos primeiros, dos valores da própria Ségolène Royal.
É certo que parte da popularidade de Bayrou decorre da sua capacidade para cavalgar - de forma nem sempre isenta de demagogia e populismo - a insatisfação dos franceses com a sua classe política, infestando o seu programa político com propostas de reformas institucionais cuja exequibilidade saberá certamente ser nula. E é também certo que o voto em Bayrou labora num equívoco, o de se pensar que um presidente de um partido como a UDF poderia alguma vez formar uma coligação de apoio parlamentar que lhe permitisse levar a cabo a maior parte das suas promessas. Mas estes elementos de vacuidade ou de ilusão política não são necessariamente piores do que os que caracterizam a candidatura de Ségolène, que, assombrada pela derrota de Jospin em 2002, já prometeu tudo a todos na esquerda enquanto vai ocasionalmente piscando o olho aos instintos mais conservadores da direita. Bayrou, pelo contrário, fez aquilo que muitos partidos sociais-democratas europeus já fizeram, mas de que o PS francês parece incapaz: detectar, num segmento cada vez maior do eleitorado da esquerda, a disponibilidade para aceitar a estabilidade orçamental e o crescimento económico como condições prévias e necessárias para a sobrevivência de uma qualquer forma de Estado social. Compreender que aqueles que defendem as funções sociais do Estado - a esmagadora maioria dos eleitores franceses e das democracias europeias em geral - precisam de ouvir qualquer coisa de vagamente realista que aplaque a sua inquietação sobre a sobrevivência desse Estado. Como podemos avaliar pelo caso Blair, que sairá em breve pela porta baixa, a "terceira via" tem, claro, muito que se lhe diga. Mas vejamos: qual é a alternativa? Pelo vistos, é Sarkozy.
Isto não impede, contudo, que se possam hoje detectar sintomas de crise algo mais subtis do que a passagem de Le Pen à segunda volta em 2002. Um interessante trabalho do instituto de sondagens BVA, divulgado há algumas semanas, comparava os temas que os eleitores franceses consideravam ser mais importantes quando se trata de decidir o seu voto com os temas que esses mesmos eleitores achavam que estavam a receber maior destaque na campanha. Nos primeiros lugares dos temas importantes para os eleitores surgiam, bem à frente, a pobreza, o desemprego e a diminuição do poder de compra. Noutro estudo, o do Barómetro Político Francês do Cevipof, mais de dois em cada três franceses declaravam-se muito inquietos sobre o futuro da segurança social, pessimistas sobre a situação económica francesa nos próximos seis meses e em risco pessoal de se encontrarem no desemprego num futuro próximo. Contudo, questionados sobre os temas que acham que estão a ser mais destacados pelos candidatos, os franceses apontam a insegurança e a imigração. Pudera. Enquanto Sarkozy, com o seu já vasto currículo nestas matérias, propõe a criação de um "Ministério da Imigração e da Identidade Nacional", Ségolène vem apelar, por exemplo, à memorização da letra da Marselhesa, à disponibilização de bandeiras nas escolas para exibir no Dia da Bastilha ou à militarização dos centros de detenção de menores.
Encontra-se assim instalado um curioso ambiente de esquizofrenia política, que vai, a pouco e pouco, produzindo as suas consequências. Mais de 60 por cento dos franceses respondem, por exemplo, que "não têm confiança nem na esquerda nem na direita para governar", 15 pontos acima dos que defendiam a mesma ideia há dez anos atrás. Questionados sobre se "o resultado das eleições presidenciais permitirá melhorar as coisas em França", mais de metade responde pela negativa. Instados a pronunciarem-se sobre qual dos dois principais candidatos melhor "encarna a mudança", a maioria acaba por responder, supõe-se que através de algo semelhante ao método da moeda ao ar, Sarkozy, que, caso ninguém tenha reparado, é o candidato do partido do poder. E é também com a ajuda deste ambiente que se vem afirmando François Bayrou, o candidato dessa peculiar mistura entre democratas-cristãos, liberais e federalistas europeus originalmente congeminada para manter Giscard d"Estaing no poder. Bayrou está hoje em terceiro lugar nas sondagens, com cerca de 20 por cento das intenções de voto, muito acima do potencial eleitoral do seu próprio partido. E aparece em todos os estudos como favorito num cenário de segunda volta, quer contra Ségolène quer contra Sarkozy. É hoje, inclusivamente, tão popular junto dos eleitores de esquerda como dos de direita, aproximando-se, nos primeiros, dos valores da própria Ségolène Royal.
É certo que parte da popularidade de Bayrou decorre da sua capacidade para cavalgar - de forma nem sempre isenta de demagogia e populismo - a insatisfação dos franceses com a sua classe política, infestando o seu programa político com propostas de reformas institucionais cuja exequibilidade saberá certamente ser nula. E é também certo que o voto em Bayrou labora num equívoco, o de se pensar que um presidente de um partido como a UDF poderia alguma vez formar uma coligação de apoio parlamentar que lhe permitisse levar a cabo a maior parte das suas promessas. Mas estes elementos de vacuidade ou de ilusão política não são necessariamente piores do que os que caracterizam a candidatura de Ségolène, que, assombrada pela derrota de Jospin em 2002, já prometeu tudo a todos na esquerda enquanto vai ocasionalmente piscando o olho aos instintos mais conservadores da direita. Bayrou, pelo contrário, fez aquilo que muitos partidos sociais-democratas europeus já fizeram, mas de que o PS francês parece incapaz: detectar, num segmento cada vez maior do eleitorado da esquerda, a disponibilidade para aceitar a estabilidade orçamental e o crescimento económico como condições prévias e necessárias para a sobrevivência de uma qualquer forma de Estado social. Compreender que aqueles que defendem as funções sociais do Estado - a esmagadora maioria dos eleitores franceses e das democracias europeias em geral - precisam de ouvir qualquer coisa de vagamente realista que aplaque a sua inquietação sobre a sobrevivência desse Estado. Como podemos avaliar pelo caso Blair, que sairá em breve pela porta baixa, a "terceira via" tem, claro, muito que se lhe diga. Mas vejamos: qual é a alternativa? Pelo vistos, é Sarkozy.
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